• psicoalinemansan

O que é disciplina positiva?


A psicóloga e educadora, Dra. Jane Nelsen, mãe de sete filhos, desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. Há mais de 30 anos, lançou o livro “Positive Discipline”, onde elabora o conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa.


Aplicar a disciplina positiva é educar com respeito, estabelecendo limites, mas com conexão verdadeira e laços de amor e confiança mútua com as crianças.


A disciplina positiva pode também ajudar a desenvolver as habilidades que tanto queremos para construir relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos, sendo mais prazeroso se relacionar com todos os que nos cercam. Trata-se de uma escolha na forma de conduzir a criação, colocar os limites necessários e estabelecer diálogos e cooperação com a criança.

Uma das principais ferramentas em Disciplina Positiva é que os "erros são ótimas oportunidades de aprendizagem". Todos nós aprendemos observando, inclusive as crianças.


6 dicas para utilizar a disciplina positiva no seu dia a dia:


  1. ♡ Procure sempre praticar a empatia, colocar-se no lugar da criança e buscar compreender as razões da sua conduta para entender o que aconteceu;

  2. ♡ Seja firme em suas decisões, lembre-se que é importante estabelecer limites e normas, mas sempre de forma respeitosa e amável;

  3. ♡ Pratique uma comunicação ativa, use o diálogo para avaliar as consequências de suas decisões;

  4. ♡ No lugar de castigos e gritos faça com que a criança reflita sobre o seu erro, busque soluções pelos problemas e desenvolva a autonomia.

  5. ♡ Critique a ação e não a criança, procure não rotular, lembrando que os erros são ótimas oportunidades de aprendizagem;

  6. ♡ Cuide da autoestima do seu filho, cumpra o que prometer e seja sempre o maior exemplo para a criança.


Como você tem conduzido a educação do seu filho? O que tem feito para ter um dia a dia mais harmonioso? Vamos conversar sobre isso?


Aline Mansan

Psicóloga Clínica e Coaching

CRP 06/97748