A importância da saúde psicológica no combate ao câncer


A saúde emocional tem grande importância em todas as fases do tratamento oncológico. O paciente passa momentos de angústia, desespero, raiva, negação e perdas decorrentes do adoecimento, que fazem parte desse processo, assim como as frustrações. É um momento de medos e perdas que necessita de acolhimento.

O acompanhamento psicológico oferecerá ao paciente suporte emocional ao entrar em contato com o diagnóstico e posteriormente com o tratamento, muitas vezes longo e invasivo, auxiliando a identificar e compreender seus sentimentos e desmistificando o lado assustador do câncer, proporcionando a saúde mental, que auxiliará no processo de recuperação e aceitação da doença.

Tanto o paciente oncológico como seus familiares necessitam de cuidado emocional durante qualquer momento de dificuldade, inclusive aos que se referem ao estado de saúde física. Daniela Rodrigues Costa

E já estamos em novembro, mas não podemos deixar de cuidar da saúde e ter este olhar atendo por nós o ano inteiro, fazendo de todos os meses o nosso 'Outubro Rosa'.

É importante salientar que o cuidado com a saúde mental diante de um diagnóstico positivo para o câncer de mama é de grande importância, pois aspectos psíquicos podem influenciar diretamente no tratamento e no modo como a paciente encara a doença.

O processo analítico permite que a paciente possa vivenciar seus sentimentos e emoções de forma a dar sentido a essa experiência; fortalecer sua autoestima para que consiga manter seu convívio social; perceber de modo consciente a importância da sua responsabilidade durante o tratamento. Traz a possibilidade de se reconectar consigo mesma e seguir seu caminho rumo à vida.

Daniela Rodrigues Costa Psicóloga Clínica CRP 62393-8

#outubrorosa #saúdepsicológica #saúdemental #bomusodowhatsapp