Especialidades

Psicoterapia Infantil

A psicoterapia infantil é recomendada quando a criança apresenta algum distúrbio, comportamento ou hábito que venha atrapalhar seu desenvolvimento social, familiar ou escolar.


Falta de concentração, problemas de aprendizado e de interação social, distúrbios físicos, medos e compulsão por comida, são alguns dos sinais de que a criança necessita de ajuda especializada.
 

Para entender e identificar os problemas das crianças, o psicoterapeuta adota alternativas lúdicas, como brincadeiras, desenhos e jogos. As atividades desenvolvidas são baseadas na idade. Esta metodologia possibilita conhecer mais profundamente a criança, incluindo suas aflições, comportamentos e sentimentos. A participação dos pais neste processo é essencial, pois somente assim eles terão conhecimento sobre as adversidades do filho.
 

São vários os aspectos positivos da psicoterapia infantil, sobretudo, a superação dos sentimentos e sensações que incomodam a criança. O tratamento facilita a resolução dos conflitos internos e externos que provocam perturbações emocionais ou físicas, promovendo assim o alívio dos sintomas, além de ajudar no desenvolvimento dos pequenos.

 
 

​Psicoterapia de adolescentes

​A adolescência é uma fase especial e complexa da vida, onde muitas vezes se faz necessária a intervenção de um profissional de psicologia para auxiliar o jovem e seus familiares a transpor de maneira mais tranquila conflitos com relação à autoestima, ansiedade, relacionamentos, timidez, agressividade, sexualidade, drogas, bullying, dentre outros.

A psicoterapia de adolescentes é um espaço para discussão, reflexão e reestruturação dos pensamentos, onde são trabalhados os conteúdos emocionais trazidos pelo paciente, de maneira lúdica e descontraída, visando promover o autoconhecimento e a expressão das emoções essenciais para o bom desenvolvimento do indivíduo.

Psicoterapia – Adultos

A psicoterapia é indicada para diferentes tipos de pessoas que buscam ajuda em diversos sintomas ou disfunções emocionais.

O objetivo da psicoterapia é auxiliar o paciente no processo de autoconhecimento, na compreensão de suas dificuldades e conflitos, construindo junto com ele novas formas de enfrentar seus problemas, a fim de promover melhor qualidade de vida.

No processo psicoterapêutico é possível tratar qualquer tema que esteja gerando desconforto, como questões conjugais, familiares, inter-relacionais, de trabalho ou pessoais como um todo.

É indicada também para pessoas com transtornos de personalidade ou psicológicos, como fobias, pânico, depressão, transtorno afetivo bipolar, ansiedade, transtorno compulsivo, transtornos alimentares, dentre outros. E ainda, para trabalhar problemas como estresse pós-traumático, luto, problemas sexuais, alcoolismo e dependência química.

Além de ajudar em processos de crise, a psicoterapia é indicada a todos que buscam por autoconhecimento e crescimento pessoal, para levar uma vida mais feliz.

 
 

Psicoterapia de Casal

A psicoterapia de casal ou conjugal é uma terapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que eles estão vivendo. Ela pode auxiliar o casal a colocar seu relacionamento de volta aos trilhos, seja no casamento, no namoro ou noivado.

Na terapia de casais trabalha-se para descobrir onde as coisas estão indo mal e procurar modos de melhorar.

A psicoterapeuta ajuda os parceiros a identificarem os pontos de conflito dentro da relação e a determinar quais as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar, sejam mudanças individuais.

Nesse tipo de terapia, há componentes de mediação, componentes educacionais e de terapia individual envolvidos, dependendo das dificuldades específicas enfrentadas. O casal torna-se ciente de pontos de vista e modos de interagir e de se comunicar destrutivos para tentar modifica-los.

A terapia de casal visa melhorar a comunicação e a relação entre os parceiros e possibilitar a mudança de comportamentos na busca de satisfação conjugal mútua.

 

Psicoterapia Familiar

A terapia familiar constitui uma abordagem que realiza sessões conjuntas com vários elementos da família. É uma abordagem ativa e orientada para a obtenção de resultados num prazo curto. 
É indicada para as situações em que se deseja uma mudança de funcionamento da família.

O terapeuta atua como um mediador, organizando a conversa, permitindo que todos tenham a oportunidade de expressar suas inquietações. O profissional demonstra a importância de ouvir, respeitar e conversar sobre as desordens que acometem esse núcleo.

A terapia, portanto, se constitui como uma oportunidade onde cada um entra em conexão consigo, a fim de estabelecer uma unidade saudável que contribui para a convivência familiar plena.

 

Orientação Vocacional

O trabalho de orientação vocacional auxilia o jovem a refletir sobre todos os aspectos que envolvem a escolha profissional, através de técnicas, jogos e atividades especificas que irão ajudá-lo a estabelecer sua escolha pautada em três pilares: autoconhecimento, reconhecimento das opções de cursos, conhecimento da realidade das profissões e do mercado de trabalho.

Este trabalho é direcionado para jovens e adolescentes que estejam terminando ou tenham concluído o ensino médio, vestibulandos e universitários cursando os primeiros anos, que queiram repensar sua escolha profissional.

A orientação vocacional funciona como uma medida preventiva que visa auxiliar o jovem no processo de sua escolha ajudando-o a amadurecer suas ideias para a vida profissional. 

A orientação profissional pode ocorrer também para adultos em processo de desemprego ou transição de carreira, onde serão realizadas entrevistas, testes e avaliações que irão facilitar a tomada de decisões em relação à estas mudanças.

 

​Coaching

O coaching é um processo de orientação de pessoas e de equipes em busca de resultados, seja no âmbito profissional ou pessoal. É um método de descobertas do próprio coachee (cliente), voltado para a sua realidade e seu futuro. O coach procura ativar a capacidade da própria pessoa de buscar respostas para as suas questões e orienta em sua autodescoberta e interatividade.  

O coaching propõe que seus clientes aprendam com as experiências a liberar o seu potencial e maximizar a sua performance e, ainda, superar obstáculos.

O coaching funciona através de métodos, ferramentas e técnicas específicas aplicadas durante os encontros entre coach e coachee.

O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta ou objetivo desejado pelo cliente, que pode abranger as mais diversas áreas da vida.

É importante esclarecer que coaching não é psicoterapia nem consultoria.

A essência do coaching é ajudar a pessoa a mudar, orientando-a a caminhar em uma nova direção.

 

​Assessoria empresarial e treinamentos

Na área empresarial oferecemos treinamentos para gestores, líderes e equipes. Os profissionais irão até a sua empresa, realizarão o diagnóstico dos temas que serão necessários trabalhar e, posteriormente serão realizados workshops e treinamentos personalizados de acordo com as necessidades apresentadas.